Como a história da Apple pode ajudar com nossos negócios
Vivemos em uma sociedade altamente conectada com grandes e diversas demandas para as áreas de tecnologia e informação. Analisando o mercado, nos damos de cara com infinitas possibilidades e produtos mas como saber se a marca tem potencial em desenvolver o que oferta para seu público? A empresa mais valiosa do mundo, a Apple carrega uma história que nos demonstra estratégias e esforços contínuos para permanecer e crescer no mercado.
Hoje valendo mais de U$1 trilhão, a empresa da maçã já quase chegou a falência na década de 90. Foi preciso planejamento e inovação para que seus produtos voltassem ao topo das vendas. A sacada de Steve Jobs, ao retornar para salvar a marca, foi trabalhar para criar produtos que fossem além da expectativa do mercado, o que resultou na fidelização de seus clientes.
Ao invés de pensar no preço, a Apple passa a trabalhar com o valor disposto em seus produtos e a desenvolver uma gama de criações autênticas. Seus produtos são esperados por centenas de pessoas que chegam a permanecer em filas por horas quando algo é lançado porque elas sabem que terão um produto com diferencial.
A marca não foca apena nos produtos finais, mas também no tratamento com seus clientes. Certa vez, estava em uma das unidades da Apple e em um determinado momento, chegou um cadeirante que foi atendido por um dos vendedores de imediato que puxou uma cadeira para ficar na mesma altura do cliente. Quando vi essa cena, entendi o motivo pela qual a Apple é a marca mais valiosa do mundo porque ela pensa em quem está consumindo o que ela produz.
Seguindo as constantes mudanças sociais, a marca muda e inova junto. Steve Jobs sempre foi uma pessoa com muita vontade de transformação, muito conhecido por frases e pensamentos positivos sempre buscando e encorajando o crescimento pessoal e profissional. Seu legado foi passar sua motivação para seus companheiros de trabalho que mantém a empresa firme e forte ofertando produtos de qualidade e no topo do mercado.
O lançamento do Iphone transformou o mercado de telefone imóveis e a forma como nos relacionamos com a tecnologia. Tendo em seu histórico uma das maiores reviravoltas já vistas, a Apple se consolidou como uma forte empresa com produtos de qualidade procurados e consumidos mundialmente.
Além disso, ela trouxe grandes lições para todos, independentemente de qualquer coisa. Por mais complicado e competitivo que o mercado seja, em qualquer segmento, não permita que o cliente dê o preço do produto ou serviço. Quem faz isso é você, mas vale lembrar que é preciso que essa embalagem seja vendável. Esteja preparado e se posicione. O pulo do gato é aliar expectativa e demanda.