É muito difícil conviver e principalmente manter colaboradores descontentes em uma empresa, especialmente se o motivo for o valor do salário. Diante de economia instável, torna-se um desafio reajustar valores sem pensar nas consequências. Ainda assim, é importante ouvir a equipe e conversar quando surge esse assunto.
Alexandre Slivnik, especialista em gestão de pessoas, autor e palestrante, explica quais são as circunstâncias ideais para pedir um aumento e também para ceder, seja como líder ou liderado. “Qualquer pedido de aumento deve ser estrategicamente pensado de acordo com os resultados que o colaborador traz. Se a resposta para o pedido for negativa, é preciso entender quais são os motivos. Pode ser que não seja o melhor momento ou a empresa esteja passando por dificuldades”, explica.
Portanto, para pedir um aumento salarial, a princípio, é necessário compreender como o trabalho está beneficiando a empresa, e caso não esteja, aumentar o ritmo para que esse processo seja mais fácil. “Mostrar resultados gera reconhecimento, que ajuda bastante no momento de realizar o pedido”, revela Alexandre.
O especialista também fala sobre a relação de chefes e funcionários. Para ele, é fundamental reconhecer quando um colaborador faz grande diferença para o negócio. “O líder deve ser racional, pensar antes de tudo na situação da empresa, mas independentemente de qual for a decisão, o líder precisa ser franco e dizer as razões de sua decisão”, Slivnik explica.
O aumento da remuneração acontece a partir do momento que a empresa reconhece uma possibilidade do trabalhador trazer resultados ainda melhores. Sem a motivação necessária, a situação pode ficar cada vez mais insustentável para todos os envolvidos no processo.
A falta de valorização também pode ser um problema para o funcionário, por isso Alexandre recomenda que caso a resposta seja repetidamente negativa, talvez seja uma boa ideia trocar de ares e procurar um novo trabalho.
O especialista listou um passo a passo para quem está vivendo essa situação