As novas relações de trabalho que se desenvolveram a partir da pandemia anteciparam necessidades que caminhavam lentamente dentro das empresas. Além da mais conhecida delas, o trabalho híbrido ou remoto, focar em engajar e atrair talentos é outra urgência para as marcas que fazem malabarismos para trabalhar melhor e com mais qualidade em meio a uma crise.
Por isso, individualizar e humanizar a maneira da liderança agir com seus colaboradores é fundamental. Em qualquer relação humana, a liderança deve individualizar o tratamento. Não adianta simplesmente seguir regras que às vezes não convêm à sua equipe, como a máxima de elogiar em público e corrigir em particular. Se você pensar que há pessoas que odeiam ser elogiadas publicamente, entende que é preciso compreender como agir com cada um.
Algumas dicas são essenciais para esse processo funcionar:
Não é apenas possível individualizar essa relação de liderança, como também necessário, mesmo que seja uma equipe muito grande. Uma vez que a liderança percebe as demandas de cada um, que há pessoas introvertidas, extrovertidas e com outras características de comportamento, ela consegue elevar o tratamento dos colaboradores a um nível muito mais benéfico ao time. É claro que você não vai saber o nome de cinco mil pessoas, mas consegue entender os seus funcionários. O que não pode é generalizar o tratamento. Quando você faz isso, perde a mão da equipe. Para realizar essa individualização, você também vai precisar ter um time de liderança coeso que auxilie o processo.