Com o mundo em mudança constante é necessário estar atento para o novo, segundo especialista
Com os avanços tecnológicos tornando o mercado de trabalho cada vez mais exigente os profissionais precisam se qualificar, a fim de acompanhar as mudanças de suas áreas, e consequentemente, melhorar a sua atuação.
Para Alexandre Slivnik, que atua com gestão de pessoas, possui especialização em Harvard – Graduate School of Education e é diretor da Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD), o amadurecimento profissional é algo necessário. “O negócio dos negócios são as pessoas. Sendo assim, os gestores precisam investir no desenvolvimento de seus colaboradores para que eles busquem melhores resultados para as organizações”, afirma.
Autor de best seller sobre desenvolvimento profissional, Slivnik acredita que é preciso impulsionar a carreira e ter sucesso não só no ambiente de trabalho, mas também na vida de forma geral, afinal, o sucesso da carreira é uma consequência de uma vida vivida com propósito. “Mas infelizmente, por conta das muitas demandas do dia a dia, algumas questões que colaboram com o nosso crescimento são deixadas de lado, mas, com o aumento da competitividade dentro do mercado, os profissionais perceberam que a atualização e envolvimento com suas áreas de atuação são práticas indispensáveis”, aponta o especialista.
Slivnik acredita que um profissional desenvolvido estará melhor preparado para os desafios do mercado. “ Além de melhorar a sua empregabilidade, aumenta a sua chance na busca de um eventual novo emprego. Só há crescimento, quando existe a vontade de desenvolver-se de maneira contínua”, destaca.
As empresas estão constantemente em busca de quem possui habilidades para resolver problemas e, quanto maior o desafio, melhor remunerado e reconhecido esse colaborador será. “Vale ressaltar que certas competências não são características inerentes, ou seja, elas devem ser desenvolvidas a partir de atividades que visam esse resultado, ainda que algumas pessoas tenham mais facilidade ou dificuldade do que outras”, ressalta Alexandre.
Saber trabalhar em equipe, inovar, querer correr riscos e sair da zona de conforto são atributos essenciais para os profissionais evoluírem em suas carreiras. E é mito dizer que uma característica, como a criatividade, não pode ser desenvolvida com a prática. “É preciso estimular a inovação e a tomada de decisões com riscos, pois somente assim, os colaboradores estarão mais propensos a pensar diferente e de forma criativa na busca de resultados”, finaliza.