*Por Alexandre Slivnik
Não há como fazer o que se ama ou sonhou 100% do seu tempo, sempre haverá tarefas ou obrigações que não nos agradam — faz parte do processo. Mas o que realmente importa, de acordo com o palestrante, é de que forma você dedica a sua atividade profissional e que seja realizada com paixão, com certeza, esse tempo será mais valioso que seus dias de folga.
Com a aceleração digital, muitas pessoas buscam carreiras diferentes dentro de uma mesma linha, justamente para aumentar a sua empregabilidade. Para as empresas é um fator importante, pois esses colaboradores podem ser utilizados como coringas dentro das organizações.
Em complemento às competências e conhecimentos técnicos, existem múltiplas habilidades a serem desenvolvidas e estimuladas. Podem-se destacar, entre elas, capacidade de comunicação oral e escrita, capacidade para lidar com situações novas e desconhecidas, liderança e trabalho em equipe, lidar com situações complexas e enfrentamento de situações problemas.
Nesses novos tempos em que vivemos, o espaço de formação geral e do desenvolvimento de competências múltiplas constituem requisitos de formação universitária essenciais. No entanto, são pouco explorados ou inexistentes nos currículos típicos dos cursos.
A mudança de rotina afetou as pessoas em todo mundo, mas especialmente no Brasil, onde as pessoas costumam se acolher, o distanciamento social tem sido mais impactante entre os colegas de trabalho. Nesses casos, o papel do gestor é encontrar maneiras de fazer com que os colaboradores se sintam mais unidos com meios alternativos, como happy hours on-line ou reuniões descontraídas. É legal manter o sentido de união do time em momentos como esse.
Essa modalidade de múltiplas carreiras com o atual momento digital será praticada principalmente entre os profissionais mais novos que estão começando uma carreira agora e ainda têm dúvidas sobre os caminhos que podem seguir. Já entre as empresas, carreiras múltiplas serão vistas com bons olhos pelos recrutadores, que contarão com muitas competências em um único colaborador. Humanizar os processos empresariais diminui a rotatividade dos colaboradores.
A alta rotatividade de colaboradores pode se dar por inúmeros fatores e acaba sendo um dos principais desafios na gestão. Para reverter essa situação e desenvolver equipes sólidas, a estrutura empresarial e o cotidiano corporativo têm papeis fundamentais neste processo. O sacrifício é temporário, mas a recompensa é para sempre.
Disney
Encantado com o modelo de gestão da maior empresa de entretenimento do mundo, Alexandre Slivnik passou a estudar intensamente o complexo e formou-se em diversos treinamentos no Disney Institute sobre os temas: Excelência em Liderança, Inovação e Criatividade, Qualidade em Serviços e Excelência em Negócios e hoje é um dos maiores especialistas em Disney no Brasil. Atualmente mora na cidade de Orlando e tem a oportunidade de dar treinamento nos bastidores da Disney, que é uma das empresas mais amadas e valiosas do mundo.