Uma nova geração de trabalhadores está, cada vez mais, marcando presença no mercado, contando com uma maneira completamente diferente de pensar e agir dentro do ambiente de trabalho.
Seu negócio está preparado?
Há mais de vinte anos neste treinando pessoas, vejo claramente os conceitos de posicionamento no ambiente de trabalho evoluíram com o surgimento de novas gerações.
As pessoas eram educadas naquele esquema de manda quem pode, obedece quem tem juízo. Por outro lado, a nova geração é mais determinada nesse sentido, não se satisfazendo em situações incômodas e fazendo constantes questionamentos a seus superiores.
Questionar decisões de gestores pode até parecer arriscado, mas esse tipo de atitude foi o que causou as transformações que vemos atualmente, como, por exemplo, algumas comunidades que estão ganhando mais espaço no mercado de trabalho.
Dados apontam que em 2020, a geração Z atingiu a ocupação de mais de 20% dos postos de trabalho, causando mudanças nos processos corporativos e nas relações profissionais.
Por isso é importante que gestores se adaptem a essa nova realidade de perfil dos trabalhadores. É preciso dar espaço para as pessoas questionarem, pois são as opiniões divergentes que levam à inovação. Uma pessoa com mais experiência não deve, simplesmente, invalidar as opiniões de profissionais mais jovens, que possuem uma visão diferente sobre assuntos relacionados ao trabalho.
Algumas dessas mudanças já estavam em curso, mas foram aceleradas pela pandemia de Covid-19. Flexibilidade nos horários e o conceito de home-office já eram uma realidade para muitos trabalhadores, mas isso se expandiu em 2020 e 2021, fazendo com que gestores vissem que, em alguns casos, existe a possibilidade de ter funcionários produtivos mesmo que eles estejam dentro de suas casas.
Eu acredito que mudanças ainda mais radicais estão por vir. E você?
Nos próximos anos, chegarão no mercado de trabalho aqueles que já nasceram com um smartphone e tela touch em mãos. Ou seja, a tecnologia já vem “inserida” nesses futuros profissionais, e eles precisam ter espaço e liberdade para expressarem seus questionamentos.
Vou reforçar a pergunta: seu negócio está preparado?