Treinamentos profissionais são ferramentas importantes para a perpetuação das empresas.
Investir na capacitação profissional é uma das principais formas de engajar os colaboradores da empresa e também desenvolver incríveis talentos para o negócio. A partir disso, eles se sentirão mais incentivados e inspirados a aplicar seus conhecimentos em suas atividades, tornando o espaço de trabalho mais produtivo.
De acordo com a pesquisa “O Panorama do Treinamento no Brasil”, desenvolvida pela Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD), divulgada em 2018, as empresas brasileiras investem cerca de 0,63% de seu faturamento bruto anual em ações de qualificação profissional.
No entanto, para que esses investimentos sejam produtivos, é necessário planejamento. Alexandre Slivnik, especialista em gestão de pessoas, com especialização em Harvard – Graduate Schoool of Education, diretor executivo do IBEX – Institute for Business Excellence, indica aos gestores inicialmente realizar um levantamento das necessidades da empresa. “É preciso analisar o que deve ser melhorado, a importância da capacitação e quem deve participar. Com isso, é possível identificar as medidas a serem tomadas e como elas devem ser estruturadas”, aponta.