Confiança é um dos fatores que pode impulsionar o profissional a desenvolver melhor o próprio trabalho. No entanto, é fundamental ter cuidado para que não ocorra excesso de confiança, que pode causar arrogância. Portanto é necessário ter pé no chão e bastante preparo para ter autoconfiança na medida certa.
Mas como desenvolver essa qualidade sem se exceder? O primeiro passo é entender que somos seres únicos, incomparáveis e insubstituíveis. A partir desse pressuposto é essencial entender que nós sempre temos algo a acrescentar. Esse é o elemento fundamental para que outros tenham confiança em você. Se você não confiar em si mesmo, pode ter certeza que ninguém vai confiar.
A melhor forma de buscar a autoconfiança é através do autoconhecimento, entender como você reage às situações, as suas forças e suas fraquezas. A autoconfiança leva ao sucesso mas é a preparação que leva até ela e por isso é fundamental buscar aprendizado que ajude nesse processo, mas também na busca de atualização constante.
Pessoalmente, acredito que também é papel das organizações e principalmente dos líderes fazerem com que os seus colaboradores sejam autoconfiantes e busquem o desenvolvimento.
Nos meus últimos estudos, descobri que existe um acrônimo fundamental para elevar a autoconfiança das pessoas. A.M.O.R.
O A de adaptar, porque para ser mais confiante eu preciso me adaptar às novas realidades. O M de mover, pois é preciso estar sempre em movimento para gerar crescimento. O é de ousar, uma vez que pessoas autoconfiantes fazem isso e hoje, no mundo corporativo, se você não ousar, você não cresce. E por último o R de ressignificar. Hoje estamos em uma pandemia e por mais que venham vacinas é uma realidade que nós já vivemos há quase dois anos e vamos continuar vivendo. Então é preciso ressignificar as relações de trabalho e o modo de aprender.
A empatia e a humildade também devem fazer parte deste caminho. Ajudar outras pessoas é uma forma de desenvolver as próprias habilidades e colocar as forças em prática. Além disso, também é importante identificar algumas fraquezas para saber quais podem ser trabalhadas e quais não fazem parte do seu escopo de trabalho. Dessa maneira é possível usar o próprio tempo com mais inteligência.
Lembre-se que todos possuem fraquezas e forças, é importante assumi-las e colocar o foco sobre as suas forças. Ter confiança nas coisas em que se faz bem é fundamental para crescer e ter sucesso no seu trabalho.